quarta-feira, 25 de julho de 2018

EDUCAÇÃO, LEITURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Texto: Professor Luciano


Resultado de imagem para IMAGEM DE LEITURA
A educação é o motor que deve transformar a sociedade. Aliás, é um instrumento poderoso na transformação de pessoas, como lembrou Paulo Freire. Podemos distinguí-la em informal e formal. A informal é a que nós recebemos, consciente ou inconscientemente, na família, na Igreja, com os amigos; a formal é aquela institucionalizada, a dos bancos escolares. 


Entendo que,tanto uma como outra, deveriam transmitir e, acima de tudo, dar exemplos  da importância de ler, de apreciar um bom livro, de degustar literatura.

Confesso que, como professor de Filosofia do ensino fundamental ao médio, fico horrorizado com a falta de leitura da maioria dos alunos. Essa incapacidade literária demonstra-se claramente na inabilidade de interpretação em uma simples leitura e, sobretudo nos deploráveis trabalhos escritos, que não raro, necessita de tradução para a Língua Portuguesa.Tarefa complexa dado que é necessário, primeiro compreender em que língua está escrito.

A educação formal deve voltar-se ao ensino dos clássicos , não somente resumindo a biografia dos autores, mas fazendo com que haja contato com suas obras.Leitura das grandes obras literárias nacionais e internacionais. Essa tarefa deve iniciar-se já nos primeiros anos de educação escolar,através de metodologias lúdicas.

Estou cada vez mais convencido que a educação é o mecanismo fundamental das transformações sociais, que devem ser oriundas de mudanças pessoais, assim como convencido que só o aprender a ler livros e interpretá-los poderão nos ajudar a ler e interpretar o nosso mundo.

Boa leitura!

sábado, 14 de julho de 2018

SÓ OS IDIOTAS NÃO MUDAM...

Texto: Professor Luciano

Resultado de imagem para imagem lula livreEm um artigo anterior afirmei que certamente Lula e o PT tem seus erros, isso é inegável, e continuo afirmando. Afirmei que chegara o momento de troca de pessoa e partido do poder, no caso Lula e o PT. Passado algum tempo deste artigo escrito, e dado fatos "novos" ou não tão novos assim, fica claro para mim, que a cúpula do judiciário brasileiro em uma perseguição única na história deste país,não está condenou Lula por seus supostos crimes, mas para que este não voltasse ao mais alto posto do poder Executivo Federal. Por este fato, não reitero o que afirmei no artigo anterior, pelo contrário, agora mais que nunca o PT e Lula precisa reafirmar sua candidatura e seu projeto social. 

 "O sábio pode  mudar de opinião, o idiota nunca" já nos relembra um provérbio chinês.E é importante que seja dessa forma, pois o ser humano não é estanque. 

Dito isso voltemos ao principal.Lula apaixonou-se pelo povo e o povo apaixonou-se pelo Lula. Ele é o único político capaz de pacificar o país. O tempo urge, mais ainda há sobra para libertar Lula. Dirceu, tardiamente, foi solto pelo STF e sua soltura abre caminho para acabar com o autoritarismo de Moro. A proposta de libertar Dirceu partiu de Dias Tofolli, que logo assumirá a presidência do Supremo Tribunal do país e terá nas mãos a possibilidade de pautar o julgamento da prisão em segunda instância e, também de futuramente, um possível recurso do PT sobre a cassação da candidatura de Lula.

Resta que obviamente dá para concluir o erro da indicação,  para o Supremo, por parte de Dilma. Criou um Cérbero, que na mitologia grega é o cão do inferno de três cabeças, pronto a devorar Lula, instigado pela medusa. Quem tem ouvido para ouvir que ouça.

Lula livre!