Neste artigo semanal e nos próximos, abordarei os grandes temas filosóficos,que sempre nortearam o caminhar da espécie humana:ÉTICA,ESTÉTICA,RELIGIÃO E POLÍTICA. iremos nos debruçar sobre estes fundamentos humanos. Hoje refletiremos sobre a importância da ética,enquanto teorização do bem viver individual e coletivo.
A palavra ética vem do grego "ethos" e relaciona-se com caráter,modo de ser, costumes. O filósofo grego Sócrates afirmava que o homem não é mau, mas ignorante,por isso devia buscar sempre mais o conhecimento como forma de ascese moral. Primeiro devemos conhecer a nós mesmos;"Conhece-te a ti mesmo" argumentava Sócrates.
Quem somos? Que referência temos para agir? Em que ou em quem nos espelhamos? Quais as nossas limitações? Quais meus objetivos na vida? Eles me fazem crescer enquanto indivíduo e enquanto pessoa? Estas questões são basilares para a compreensão do meu ser e,só assim compreender as minhas relações.
Platão descola a ética das condutas humanas e a coloca no mundo inteligível,teórico,ideal. Portanto,é algo transcendente. E a capacidade de tomada de decisões,para este filósofo, é regida pela sabedoria.
Aristóteles relaciona a ética com a busca da felicidade, e esta, só é alcançada com a capacidade do ser humano de manter o equilíbrio nas suas atitudes.Daí que a prudência,a temperança,a fortaleza e a justiça devem regular as relações humanas.
Na Idade Média, o filósofo santo Agostinho, traz a concepção de ética como caminho que nos leva a Deus. Diferente de Aristóteles que coloca a felicidade como objetivo último do ser humano, Agostinho coloca Deus como esse objetivo maior. O amor é o que eleva o ser humano e deve ser a estrutura da ética humana nesse caminhar para Deus,princípio e fim de todas as coisas.
Na modernidade, aparece o filósofo Immanuel Kant pregando que o homem é livre e autônomo,mas que devem agir de acordo com princípios universais.O que você for fazer, pergunte-se se isso pode ser aplicado para o bem em todos os lugares e em todos os tempos;esse é o hiperativo categórico de Kant.
Para Sartre a liberdade humana é incondicional e, por isso mesmo,condenado a ser livre.
Finalmente,quero retomar a ideia de si,quando na contemporaneidade,Michel Foulcault,expressa a ética como cuidado de si mesmo,
Todas estas ideias, de uma forma ou de outra,trazem a concepção ética de zelo por si e pelo outro,agindo bem consigo e em suas relações.
A máxima seguinte não perde a validade: "NÃO FAÇA AOS OUTROS O QUE NÃO QUERES QUE TE FAÇAM".
Próxima semana refletiremos sobre o conceito filosófico de estética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário