quarta-feira, 25 de julho de 2018

EDUCAÇÃO, LEITURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Texto: Professor Luciano


Resultado de imagem para IMAGEM DE LEITURA
A educação é o motor que deve transformar a sociedade. Aliás, é um instrumento poderoso na transformação de pessoas, como lembrou Paulo Freire. Podemos distinguí-la em informal e formal. A informal é a que nós recebemos, consciente ou inconscientemente, na família, na Igreja, com os amigos; a formal é aquela institucionalizada, a dos bancos escolares. 


Entendo que,tanto uma como outra, deveriam transmitir e, acima de tudo, dar exemplos  da importância de ler, de apreciar um bom livro, de degustar literatura.

Confesso que, como professor de Filosofia do ensino fundamental ao médio, fico horrorizado com a falta de leitura da maioria dos alunos. Essa incapacidade literária demonstra-se claramente na inabilidade de interpretação em uma simples leitura e, sobretudo nos deploráveis trabalhos escritos, que não raro, necessita de tradução para a Língua Portuguesa.Tarefa complexa dado que é necessário, primeiro compreender em que língua está escrito.

A educação formal deve voltar-se ao ensino dos clássicos , não somente resumindo a biografia dos autores, mas fazendo com que haja contato com suas obras.Leitura das grandes obras literárias nacionais e internacionais. Essa tarefa deve iniciar-se já nos primeiros anos de educação escolar,através de metodologias lúdicas.

Estou cada vez mais convencido que a educação é o mecanismo fundamental das transformações sociais, que devem ser oriundas de mudanças pessoais, assim como convencido que só o aprender a ler livros e interpretá-los poderão nos ajudar a ler e interpretar o nosso mundo.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário