quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O PT E AS ESQUERDAS: CONQUISTAS E DESAFIOS

Depois do Golpe contra a democracia brasileira , projetado pelos setores ultraconservadores nacionais e internacionais , quando da derrubada da presidenta Dilma Roussef, é hora de fazermos um balanço da esquerda brasileira e, sobretudo do PT.

Precisamos lembrar que o PT foi a força política mais relevante dos últimos 12 anos, sobretudo pela, outrora impossível, missão de colocar no centro do debate e das decisões, os excluídos e, mais do que isso, realizar a redistribuição da renda brasileira.

o PT realizou com êxito o enfrentamento da política neoliberal, que exclui e mata os pobres e pequenos da sociedade, enfrentando políticas dos EUA, Europa, Japão e muitos países da América Latina.

O PT priorizou a política social , a integração regional e resgatou o papel ativo do Estado brasileiro. Diferentemente, o que se vê hoje é a prioridade ao "ajuste fiscal", prioridade dada ao Tratado de Livre Comércio com os EUA e a política do Estado mínimo.

O PT compreendendo os tempos que estamos vivendo, fez alianças, inclusive com empresários, alianças homogeneizadas, contra a política neoliberal, mas sem cair na estratégia atrasada da esquerda radical de "classe contra classe". Insistir na política de isolamento político em virtude de uma ideologia retrógrada, que não deu certo em lugar nenhum do mundo seria de uma tremenda ignorância intelectual.

Essa forma de fazer política, possibilitou uma profunda radicalização democrática social no Brasil na era PT, com distribuição de renda e crescimento econômico,com soberania na política externa ( não atrelado aos interesses dos EUA).

Por outro lado, a falta de uma política de verdadeira democratização dos meios de comunicação e de ruptura com o Capital Financeiro especulativo tornou o PT refém dos meios de comunicação controlados pela elite econômica e que sempre combateu a esquerda no poder, culminando como golpe dado.

O tema da corrupção foi instrumentalizado pela direita e pelas elites econômicas para destruir um projeto inclusivo, porém foi um tema que não foi devidamente enfrentado pelo PT, esse erro tem de ser combatido exemplarmente.

O saldo, porém, é altamente positivo. Muitas conquistas para os excluídos vieram.
Agora é hora do PT e da esquerda repensar o seu papel e seguirem lutando por uma sociedade mais justa e fraterna.


Por Professor Luciano Matias, Licenciado em Filosofia e Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário