quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

HABEMUS PAPAM GRATULATIO

Texto: Professor Luciano Matias
Resultado de imagem para papa franciscoO Papa Francisco recebeu, nesta terça-feira (11/12), no Vaticano,Coletivos que defendem a democracia. Lá estavam representantes do Brasil,por exemplo,Chico Buarque.

Nessa ocasião, o Papa Francisco afirmou que a mídia mais do que nunca cria fatos e o judiciário compra a ideia, desfazendo a vida de muitas lideranças que lutam por uma sociedade mais justa e fraterna.

Afirmação à parte, o Papa atual tem se  mostrado como o grande baluarte mundial da luta em favor da democracia e da justiça social. Certa feita um grande influenciador de minhas opiniões ( desde já advirto ser ele um bispo fervoroso na fé) afirmara que o cristão autêntico é um comunista autêntico, na acepção não eleitoreira da palavra. Neste sentido o cristão Francisco, por acaso Papa,tem sido um "vermelho". Embora vermelhos nem sempre sejam comunistas, como por exemplo o PT e suas lideranças.

Jorge Bergoglio ( Francisco),é um grande estadista, reformador da Igreja, voz da resistência à exclusão social e da violência da ultradireita.

Suas palavras tem a força do açoite de Cristo frente aos mercadores do Templo de Jerusalém, suas atitudes de acolhimento dos mais pobres ecoam como marteladas incovenientes no mundo fechado dos condomínios de luxo.

Sendo Bergoglio um grande líder mundial, tem deixado boquiabertos àqueles que preferiam um Papa "santo", mas surdo e mudo aos problemas sociais deste mundo.

Pobres, imigrantes, negros, índios e movimentos sociais tem sido sistematicamente apontados como elementos essenciais para a reflexão dos cristãos nas homilias franciscanas curtas, mas penetrantes,como espada de dois gumes, na carne daqueles que,dificilmente entrarão no Reino de Deus,pois é mais fácil um camelo passar no buraco da agulha.

Agora realmente, HABEMUS PAPAM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário