sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

DEMOCRACIA

Texto:Professor Luciano Matias
Resultado de imagem para imagem da democraciaA democracia é uma das mais belas heranças deixadas pelo povo grego à humanidade. Nela a liberdade humana toma forma em sua plenitude,sem deixar de lado o respeito às leis, que por sinal, são frutos desta sociedade democrática.

A democracia possibilita a escolha de pessoas que irão representar os anseios da maioria do povo nas instâncias de poder,mas não só, ela favorece a liberdade de pensamento e expressão, a liberdade de ir e vir, a harmonia em Estados regidos por ela.

É imprescindível defendê-la a todo custo. Obviamente ela não é perfeita,merece ser  aperfeiçoada em diversos aspectos, mas é o que temos de melhor e, dela não podemos abrir mão.

Dito isto faz-se necessário considerar que o PT não fez uma escolha coerente ao mandar sua presidente para a posse de Nicolás Maduro na Venezuela. Há muito aquele país deixou de ter um Governo democrático. O povo está sob uma ditadura humilhante, passando necessidades básicas A fome é um dos principais fantasmas do regime madurista. Portanto, o PT continua cometendo erros gritantes na condução dos processos partidários e, assim, vai perdendo o bonde da história. 

Tenho dito que a esquerda precisa se reinventar, estamos no século XXI, as bases sociais e históricas são bem outras. Não cabe uma esquerda radical, não cabe uma oposição raivosa, não cabe apoios a ditaduras.

A esquerda precisa rever seus conceitos econômicos, precisa ser mais liberal na economia e progressista nos costumes. Quem sabe dar uma guinada para uma socialdemocracia. O Estado precisa focar no que interessa: educação, saúde e segurança. Outros elementos são de foro íntimo, inclusive a cor da roupa que visto.

A democracia precisa ser defendida e a esquerda festiva e a direita raivosa não estão contribuindo para esta defesa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário