quarta-feira, 15 de maio de 2019

FILOSOFIA: PARA QUÊ?

Texto :Professor Luciano Matias

Resultado de imagem para imagem filosofiaO ensino de Filosofia  é fundamental para a construção de um pensamento lógico,coerente, racional e crítico. A Filosofia, surgida na Grécia Antiga e denominada assim, por Pitágoras, é fruto da curiosidade humana e dos questionamentos acerca dos fenômenos que ocorrem em nós e ao nosso redor.

Os filósofos pré-socráticos procuravam a origem, o elemento fundante de tudo o que existe. A partir de Sócrates, a Filosofia se concentra no Ser humano e no processo de conhecimento. Tudo é  passível de questionamento filosófico, desde a existência natural até a sobrenatural.

Por outro lado, a Filosofia não pretende elaborar respostas definitivas, absolutas para as coisas. Ela preocupa-se sobretudo no processo de reflexão. O caminho é mais importante do que a chegada.

Ela, a Filosofia, torna-se um instrumento essencial na transformação de pessoas estáticas,acomodadas,"Maria vai com as outras" em pessoas dinâmicas, ativas, protagonistas, que não aceitam os fenômenos pelos fenômenos em si.

A sociedade só chegou no estágio atua de civilidade porque a Filosofia, mãe de todas as ciências, deu sua contribuição no processo de desenvolvimento humanístico e, também, em outras áreas da vida.

Sem a Filosofia, estaríamos em um estágio inferior no que diz respeito à capacidade de aprofundar questões que constituem o amálgama da sociedade e da vida em si: quem somos? qual nossa origem? Para que somos? qual nosso destino?

Pensar é o elemento básico que nos distingue dos outros animais. Saber que sabemos é o elemento que nos faz ser o  que somos. A Filosofia nos ajuda neste processo auxiliando-nos na desconstrução e reconstrução contínua de saberes e sentido da existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário