sexta-feira, 5 de abril de 2019

REPENSAR A ESQUERDA.

Resultado de imagem para IMAGEM REPENSANDO A ESQUERDA
Texto: Professor Luciano

Tenho repetido o mantra da renovação das esquerdas no Brasil e no mundo. As pautas de esquerda devem superar a busca pelo comunismo e pelo socialismo. O comunismo porque não deu certo em nenhum canto do mundo,com exceção das primeiras comunidades cristãs, que segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, surgiu entre os apóstolos de Cristo ( todos tinham tudo em comum e dividiam o pão com alegria); o socialismo pelo atraso intelectual de perceber as mudanças ocorridas em nosso mundo em todos os âmbitos,além dos motivos já mencionados quanto ao fracasso do comunismo.

A esquerda deve se pautar pela defesa intransigente dos mais pobres;pela defesa de uma sociedade mais justa; pela defesa de uma economia moderna,eficiente e eficaz, mas sustentável; pela preservação do meio ambiente (nossa CASA COMUM,segundo o Papa Francisco);por uma educação de qualidade para todos os que querem estudar; por uma saúde universalista; pelo comunitarismo; pelo respeito à diversidade de toda espécie; por uma sociedade democrática e por uma pluralidade cultural.

Precisa deixar de lado a "política do quanto pior melhor" e da vingança, que leva à divisão e promove a discórdia. 

Alguns quadros surgem com potencialidade para mudar os rumos da esquerda. Temos Flávio Dino,Ciro Gomes,Marina Silva, Tarso Genro,o próprio Haddad, se conseguir ter independência de atuação. Além desses quadros, podemos citar tantos outros que estão na seara socialdemocrata,que podem contribuir para a mudança necessária no campo progressista.

Concepções econômicas atrasadas somadas com prepotência política podem deixar para sempre a esquerda fora do poder, o que não seria bom para o Brasil.

Continuo acreditando na renovação ideológica do campo progressista e esperançoso que o Brasil retomará o rumo de inclusão dos mais desfavorecidos da sociedade, mas sem radicalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário