sexta-feira, 7 de agosto de 2020

RELIGIÃO E DEUS (parte 1)

 Texto:Professor Luciano Matias

Resultado de imagem para imagem de deus e o homem

O ser humano é um ser  aberto ao infinito. É metafísico por natureza. A religião ambienta-se nesse espaço, pois origina-se no latim "religare",religar,juntar, unir; nesse caso específico ligar o homem ao divino ou ao transcendente.

Desde os seus primórdios, o ser humano, em sua ânsia por saber da origem e do porquê das coisas,atribui muitas coisas a seres divinais.O trovão, o relâmpago, a água,o amor,etc,todos estes fenômenos foram atribuídos a deuses e, estes por seus poderes, foram reverenciados e adorados. 

Mas qual a relação entre filosofia e religião? O que os grandes filósofos afirmaram sobre esse fenômeno humano?

A busca do sentido da existência humana é o ponto central tanto da Filosofia quanto da religião.Mas, diferente da Filosofia, a religião não se baseia na racionalidade, mas na revelação, daí decorre a centralidade da FÉ na religião. Esta por sua vez é a capacidade de acreditar naquilo que não se pode provar por meio da razão. É um jogar-se nos braços do sobrenatural.

Platão tentou provar a existência dos deuses incorruptíveis baseado na harmonia dos corpos celestes. Alguns teóricos colocam Platão como o fundador da espiritualidade. Ele destaca a dualidade corpo-alma(intelecto).Para ele, o corpo é uma prisão da alma humana. 

Aristóteles admite a existência de um ato puro, em si mesmo. O ser humano possui espírito racional que o anima (dá vida). Deus, para Aristóteles, é pensamento puro,imóvel,imutável,perfeito,fonte do bem e causa do universo.

Tempos depois,Na Idade Média, Santo Agostinho afirma que a verdadeira religião é o Cristianismo.O ser humano é uma união perfeita entre corpo e alma que são metafisicamente distintos e onde a alma é superior ao corpo.

Santo Tomás de Aquino apresentou cinco vias que provam a existência de Deus:  Primeiro Motor imóvel (Deve existir um primeiro motor que move tudo, mas não é movido por nenhum outro); Primeira causa eficiente (retrocedendo ao infinito,chegaremos a uma causa das coisas,mas que não tenha causa); Ser necessário e os seres possíveis (do nada, nada vem,por isso os seres possíveis dependem de um ser necessário para fundamentar suas existências); Graus de perfeição (comparações são constatadas a partir de um ser máximo);Governo supremo (existe uma suprema inteligência que governa e ordena todas as coisas).

Na próxima semana continuaremos com o tema da religião e Deus, a partir das concepções filosóficas da Idade moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário