quinta-feira, 16 de julho de 2020

PANDEMIA E REDESCOBERTA DE DEUS.

Professor Luciano Matias
A Criação de Adão de Michelangelo: releitura e características ...Nestes tempos sombrios em que vivemos, onde buscamos pelo novo normal, faz-se urgente nos debruçarmos sobre "onde está Deus" e "onde colocaremos Deus nessa nova normalidade". Não podemos modelar Deus à nossa maneira e exigência, mas  modelar a nossa vivência ao jeito e à vontade de Deus.

Mas que Deus? Nos acostumamos a uma figura de Deus carrancudo,raivoso,nervoso. Não, esse definitivamente não é o Deus de Jesus e nem o nosso. Nosso Deus é Pai-Mãe, carinhoso e misericordioso. Oxalá, essa Pandemia e essa criatura minúscula(vírus) que nos traz desastres em todos os aspectos humanos, traga a capacidade de reconstrução de nossa relação com o divino e com o humano.

Karl Marx denuncia que havia o perigo de Deus e a religião tornarem-se o ópio do povo. Esse perigo de fato não existe porque em sua essência, no cristianismo não é possível amar a Deus sem amar o próximo. O amor ao próximo é teológico.

O cristianismo nos coloca como critério de salvação o que se faz pelo outro ser humano e transcende o conteúdo da fé para além da confessionalidade religiosa. No Evangelho de Mateus, capítulo 25, Jesus propõe o resgate do ser humano no divino e do divino no humano, ele definitivamente não pergunta pelo culto a Deus, mas pelo que fizemos ou deixamos de fazer aos outros.

O Deus cristão é Deus criador, entregou-nos o paraíso para cultivar e cuidar, não para explorá-lo; a ecoteologia é fundamental nestes novos tempos,porque, segundo frei Anselmo o grito da natureza é o grito dos pobres e de todos.

Karl Rahner, um dos maiores teólogos do século XX perguntava se a palavra Deus deixasse de existir, o que aconteceria?

E respondia " a morte absoluta da palavra Deus,seria o sinal de que o homem morreu".

Vivemos no ateísmo o interregno dos valores e a humanidade condenada a uma travessia do deserto axiológico de que ninguém pode prover o fim.

Precisamos descobrir Deus que é sentido,fundamento da nossa existência, da nossa História e da nossa essência.

É necessário redescobrir o Evangelho e deixar de anunciar um Disangelho ( do grego dysangelion - má notícia), uma notícia de desgraça.

Devemos descobrir Deus que luta pelos seres humanos, que se interessa pela realização e a felicidade de homens e mulheres.

"Nosso Deus é o artista do Universo". ( Zé Vicente)
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário